domingo, 9 de outubro de 2011

A LUTA PARA FAZER SÃO SEBASTIÃO UMA CIDADE TURÍSTICA...

"Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons, mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis."
( Bertold Brecht )


Olá amigos amantes do turismo ou não...

Começo o artigo de hoje com esse vídeo que recebi do nobre edil sebastianense Paulo Henrique, o conhecido PH, que para a felicidade dos munícipes, se engajou na luta em transformar as ações relacionadas ao TURISMO, o que explicitamente, eu luto ha muitos anos, pois, só através do profissionalismo, uma posição mais concreta e duradoura São Sebastião terá no competitivo mercado.

Não sei ao certo, se as influências ao vereador, no que dizem respeito a esse assunto, que humildemente, posso sugerir, foram um pouco dos inúmeros colóquios que tive com o mesmo, bem antes do tempo em que ainda não era vereador e que nutro uma amizade respeitosa e apolítica, mas muito me agrada, acompanhar suas proposituras pró turismo e parabenizá-lo por isso.

Eu havia mencionado em artigo anterior em relação às comemorações do Dia Mundial do Turismo, inclusive escrevi, que por aqui faz tempo que não temos muito o que comemorar, mas eu tenho esperanças que do avenir, surja ou renasça, não sei, um gestor que tenha competência em estruturar a sua pasta adequadamente, sem ter que pagar um preço alto em colocar um não técnico, ou ser extremamente centralizador, como o que comumente acontece.

Muitas pessoas que encontro e me perguntam sobre uma maneira de, economicamente, nos colocarmos à margem da dependência dos royalties do petróleo e fossemos substancialmente posicionados como uma localidade potencialmente de referencial turístico, nacional e internacional?

Vale lembrar que para qualquer planejamento é necessário fazer uma análise conjuntural e pragmática de todas as especificidades de nosso município e região, e para isso estatísticas e números, algo que nunca existiu por aqui, fossem levados em conta, daí nascem os PLANOS DIRETORES DE TURISMO, que nortearão  as ações para se  chegarem a objetivos como um dos questionados acima.

Mas, por enquanto, eu posso sugerir que São sebastião, se profissionalize em turismo, primeiramente com políticas públicas que favoreçam o segmento. Uma Secretaria de Turismo, tem que ser exclusiva, sem vínculos diretos com outras pastas, como Esporte, Cultura e etc, o foco deve ser  único e direcionado, ou outro modelo qualquer, Agência, Fórum  e etc, mas sempre atrelada a única idéia: O FOMENTO IRRESTRITO AO TURISMO!

Esse modelo já existe em muitas cidades e regiões, inclusive aqui no Brasil, principalmente no sul e nordeste do país, e a cidade de Socorro, hoje é cidade referência em gestão de turismo, nacional e internacionalmente.

Voltando à Secretaria de Turismo, ela preferencialmente, deve ser estruturada profissionalmente, com um organograma complexo e fazendo parte dela "experts" em turismo, salvo Secretário e Diretor (Cargos políticos), porém deveriam ser escolhidos através de uma lista tríplice saída de indicações do CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO, por sua vez deliberativo e com conselheiros comprometidos com o Turismo da Cidade e Associação Comercial.

O Secretário tem como principal função, articular as políticas públicas e fazer cumprir las, aproximar o COMTUR , TRADE e Associação Comercial do Governante Mor, o Alcaide. Deverá, acatar as deliberações do COMTUR e frequentemente consultar a Associação Comercial nas questões todas, relacionadas ao Turismo, pois, acredito eu, quem sabe o que é melhor para atrair demanda aos seus respectivos estabelecimentos são aqueles que diretamente tem consequências nessas ações, o TRADE.

A seguir sugiro um modelo de estrutura organizacional de uma Secretaria de Turismo, que poderia facilmente organizar o andamento do segmento no Município, em momento oportuno, escreverei as competências de cada personagem desse "esqueleto", mesmo por que, no momento ele é experimental, sugestivo ainda e talvez um pouco complexo, mas que bem estudado e planejado, até funcionários já existentes (concursados) poderiam ser aproveitados,  bem como estagiários da área.



Aí está então uma sugestão para uma pasta funcionar adequada e profissionalmente na busca de uma gestão profissional em TURISMO e  que futuramente poderemos discutir, uma a uma as funções ou ainda melhorar, afinal de contas a união de boas idéias sempre vai ser o melhor caminho para o sucesso...

Shavua tov, boa semana a todos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário